domingo, 24 de março de 2013

Rastreamento veicular

      
        Quando falamos de rastreamento logo imaginamos alguém roubando um carro e sendo acionada uma central a qual bloqueará um veículo e pronto.
           O rastreamento vai muito além disso, hoje em dia rastreamento ganhou novas formas de expressões tipo, gestão de frota ou gestão familiar.

Gestão de frotas
  Quando falamos de gestão de frotas estamos falando de otimização do tempo em que determinada carga irá chegar em seu destino.
  Hoje com esta tecnologia as empresas podem calcular rotas, locais considerados de risco e monitorar colaboradores que não respeitam as regras de descanso e velocidade.
   Esta ferramenta tem se tornado indispensável para um gestor que quer ter total controle sobre a carga o motorista e o veículo. Sim o veículo também pode ser monitorado, podendo se controlar o tempo de manutenções preventivas e possíveis problemas que podem ocorrem com o veículo em curso.
  Os sensores instalados junto nos caminhões permitem controlar temperatura, hodômetro, pressão do óleo e uma série de outros itens indispensáveis para um bom funcionamento do veículo.
  Este equipamento também permite controlar a forma com a qual o motorista dirige, verificando freadas bruscas, aceleradas desnecessárias e se o mesmo esta dando carona não permitida.
 
  O rastreamento veicular pode ainda auxiliar aquelas empresas prestadoras de serviço, que precisão aproveitar o máximo do tempo de seus funcionários.
  Muitos funcionários saem fora de rota de serviço para resolver assuntos particulares com veículos da empresa, causando assim um aumento no consumo de combustível e consequentemente um rendimento menor em sua funções diárias.
  Alguns colaboradores insistem também em dar falsas localizações a fim de atrasar sua chegada no destino, dando tempo para o mesmo estar resolvendo outro assunto, ou até mesmo estar executando um serviço em paralelo.

  Sedo assim torna-se indispensável este equipamento em veículos onde funcionários saem para resolver serviços sem a supervisão de um responsável.

Gestão familiar
  Qual a principal preocupação de um pai quando seu filho ou filha tira a carteira de motorista?
  Saber se o mesmo esta dirigindo sem oferecer riscos a ninguém e nem a ele mesmo.
  Alguns "novatos" na direção, gostam de testar os limites dos veículos que estão dirigindo, ainda mais agora que podem dirigir sozinhos, este ato era controlado na auto escola e quando um pai esta junto também, mais a preocupação é quando estão sozinhos.

  Sendo assim o rastreador pode informar através de sms no celular do responsável quando este passar o limite de velocidade ou ir em algum local proibido.
  No rastreamento de veículos pode se estabelecer cercas eletrônicas que irão delimitar onde este veículo pode andar e da mesma forma, quando o veículo sai fora desta cerca é avisado o responsável com sms.

Nenhum comentário:

Postar um comentário