domingo, 12 de maio de 2013

Presa quadrilha de roubo de veículos

Quatro detentos integravam quadrilha de roubo de veículos no RS

Operação Bad Boy prendeu 28 pessoas nesta quinta-feira


Operação Bad Boy prendeu 28 integrantes de quadrilha<br /><b>Crédito: </b> Polícia Civil / Divulgação / CP
Operação Bad Boy prendeu 28 integrantes de quadrilha
Crédito: Polícia Civil / Divulgação / CP
Operação Bad Boy prendeu 28 integrantes de quadrilha
Crédito: Polícia Civil / Divulgação / CP

Uma das maiores quadrilhas de furto e roubo de veículos com atuação em Porto Alegre e na região Metropolitana tinha a participação de quatro detentos do regime semiaberto do Instituto Penal de Viamão, de acordo com a Polícia Civil. Durante a operação Bad Boy, deflagrada nesta quinta-feira, foram presos 28 integrantes do grupo criminoso, liderado por um apenado conhecido como Daniboy, que está na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ).

As investigações, iniciadas em junho do ano passado pela delegada Vivian do Nascimento, revelaram que 63 pessoas estavam envolvidas na quadrilha. Os roubos eram cometidos entre o final da tarde e à noite. As vítimas eram surpreendidas com seus veículos estacionados ou até mesmo trafegando e parados em sinaleiras.

Ainda segundo a Polícia Civil, os carros eram roubados ou furtados por encomenda. Depois, os veículos eram desmanchados para abastecer ferros-velhos ou clonados para serem vendidos com valores entre R$ 1 mil e R$ 2,5 mil, a receptadores e outros bandidos. A quadrilha mantinha ainda algumas rotas para envio das autopeças ou os veículos clonados ao interior do Rio Grande do Sul e ainda em Santa Catarina e Paraná.

A quadrilha teria roubado mais de 100 veículos nos últimos 12 meses. Cerca de 50 vítimas já reconheceram os suspeitos. “O número de vítimas pode aumentar a partir de agora”, previu o titular da Delegacia de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), delegado Juliano Ferreira.

Na operação, os agentes apreenderam cinco veículos: um Corolla, uma S10, um Audi, uma Grand Caravan e um Uno, além de uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38, uma arma de pressão, munição, placas e documentos automotivos, celulares, computadores e cinco quilos de maconha, entre outros objetos.

Cerca de 300 policiais civis foram mobilizados no cumprimento de 53 mandados de busca e apreensão e de outros 40 mandados de prisão temporária em Porto Alegre, Lajeado, Sapucaia do Sul, Alvorada, Cachoeirinha, Viamão, Guaíba, Gravataí, Eldorado do Sul, Tramandaí e Entre-Ijuís, além de Indaial, em Santa Catarina. A ação foi comandada pelos delegados Juliano Ferreira e Arthur Raldi.

Polícia Civil crê na redução dos crimes

A quadrilha tinha seis braços operacionais, atuando no roubo dos veículos, receptação, clonagem, falsificação de documentos, desmanche e comercialização. Para o delegado Juliano Ferreira, os índices deste tipo de crime devem cair em Porto Alegre e região Metropolitana.

Já o delegado Arthur Raldi explicou que, em junho do ano passado, quando começaram as investigações em Viamão, foram registrados 28 roubos e furtos de veículos. “Desses, 14 foram cometidos por esta quadrilha”, destacou. Os ataques sempre tinham o envolvimento de um Santana, de cor branca, e de uma moto.

Como os carros eram roubados por encomenda, com o modelo selecionado, os assaltantes escolhiam a vítima de modo aleatório. Através de escutas telefônicas, os policiais civis flagraram conversas sobre os tipos de automóveis a serem roubados ou desmanchados, inclusive pelo líder da quadrilha, o apenado Daniboy, de dentro da PEJ.

 Fonte: Correio do Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário